segunda-feira, 17 de junho de 2019

NAIDE MENDES RECEBEU HOMENAGEM NA ESCOLA HOMERO DANTAS



A Professora Naide Mendes, que se aposentou recentemente das suas atividades laborais, foi homenageada na última sexta-feira, à tarde, por um grupo de amigos que conviveram com ela na Escola Municipal Homero Dantas, em Parnamirim-RN, local onde estava trabalhando quando se cumpriu o tempo da aposentadoria. Certo dia, numa aula, um aluno perguntou: "Padre Monte o que é ser professor?" e ele respondeu: SER PROFESSOR É DESCER AO NÍVEL DO ALUNO E ELEVÁ-LO AO NÍVEL DO PROFESSOR"



Não tenho dúvidas que Naide Mendes praticou isso ao longo da sua vida como mestra. É bem verdade que a jornada trabalhista de um professor é cansativa, por isso assim falou o Professor Antenor Azevedo: "Professor é como motorista de taxi: passa o dia correndo". Eu conheço bem esta realidade, sou casado com uma professora que se dedica incansavelmente ao ofício. Às vezes eu fico abismado com tanto amor que esses homens  e mulheres dedicam à profissão de ensinar. E então, lembro-me do que escreveu o Professor Doutor Cirinei Cecote Stein: " Um médico, se cometer um erro, poderá destruir a vida de um indivíduo. Um professor, se cometer um erro, poderá destruir a vida de toda uma geração" Estive no seleto grupo que homenageou Naide Mendes, fui testemunha do depoimento dados por crianças, jovens e adultos sobre a trajetória desta mulher no magistério. As palavras escritas e faladas a ela direcionadas tiveram naquela tarde um sabor especial, uma cor única e uma sonoridade celestial. A lição que eu levei para casa é que o Brasil só será livre e próspero quando nós soubermos  valorizar integralmente nossos professores. Naide Mendes já cumpriu seus 34 anos de labuta é chegada a hora de descansar e contemplar a lavoura. Obrigado "Tia" Naide!

Francisco Martins
17 de junho 2019



Nenhum comentário: