terça-feira, 25 de junho de 2019

UMA BOTIJA LITERÁRIA


    Tem objetos que nos fascinam, diria que vão mais além: cativa-nos. É o caso da Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. A minha alma é muitas vezes nutrida pela leitura desse periódico. Digo até que ela está viciada pelas edições que saem do trabalho de Manoel Onofre Jr (Diretor) e Thiago Gonzaga (Editor).

    Aguardo ansioso o dia do lançamento de cada número. Fico ávido pelos ensaios e artigos, deleito-me nos contos e crônicas, descanso lendo poemas e em tudo vou enriquecendo e aumentando trimestralmente meu patrimônio cultural. Em minha casa reservo com muito zelo e vigilância um espaço à coleção. Tenho praticamente todas, faltando-me apenas dois números.

    Perdi a conta das vezes que usei os volumes desta coleção para buscar informações sobre a cultura do RN. O conjunto é inegavelmente rico de conteúdo. Penso sempre que não são apenas textos, mas conversas e cânticos que a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras nos presenteia em forma de prosa e poesia.
Alfredo Neves e Francisco Martins

    Particularmente é minha Botija Literária, um tesouro que começou a ser espalhado em 1951 e perdurará por muitos e muitos anos.

    Hoje, 25/06/19, recebi o número 59, referente ao trimestre Abril a Junho. Nele tenho a publicação do artigo " O Curioso e Flamejante Colorista". A capa traz a reprodução de um quadro, da autoria de Alfredo Neves. Vou às páginas da mais recente revista - Rumo à Luz!

Francisco Martins
25.06.2019

                                       

Nenhum comentário: