quarta-feira, 13 de novembro de 2019

LIVRO PERDIDO EM ÔNIBUS COM DEDICATÓRIA DE MÃE PARA FILHO CHAMA A ATENÇÃO NA INTERNET


O pai de Karoline Dias, de 20 anos, chegou com um item inusitado em casa na última segunda-feira. Não um presente ou uma supresa, mas um exemplar do livro "Meu pé de laranja lima", do escritor José Mauro de Vasconcelos,que encontrou em um ônibus da linha 56 da viação Galo Brancoem São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Um detalhe na obra chamou a atenção da jovem: uma dedicatória de quase uma página inteira de uma mãe para o filho de seis anos que tinha acabado de aprender a ler. A mensagem foi escrita em 2002.
A estudante de produção audiovisualconta que, quando leu a mensagem, soube imediatamente que precisava encontrar o dono do livro perdido:
— Por ser um livro velho já pensei que pudesse ter algum valor sentimental. Quando abri e li a dedicatória, falei "nossa, a pessoa que perdeu deve estar sentindo muito", porque eu tenho vários livros com dedicatória. Quando vi que era da mãe do garoto, que deu para ele quando tinha seis anos, pensei "cara, vou publicar na internet para ver se acho o dono do livro" — explica a jovem, que postou no mesmo dia em seu Twitter a foto da capa e da dedicatória.
"Filho, este é só mais um livro de tantos que já lhe presenteei, e darei muitos outros. Sou sua maior incentivadora para a leitura. O ser humano que lê é culto e sábio. O futuro só a Deus pertence, lhe darei sempre minhas mãos e meu apoio para vê-lo feliz, culto, honesto e realizador dos seus sonhos", diz um trecho do texto.
"Este livro, Allan, é um presente dos dias de criança. Você é uma criança linda, aos 6 anos na alfabetização lendo e escrevendo tudo. Estou muito orgulhosa de você. Te amo muito, fique com Deus e um grande beijo."
Foi bastante para deixar Karoline encantada. A jovem conta que ama ganhar livros de presente, especialmente se vier com uma mensagem carinhosa. Das cerca de 80 obras que têm em sua estante, ao menos 20 possuem dedicatória.
— Eu sempre gostei de ler e as pessoas da minha família quando perguntavam que livro eu queria sempre me presenteavam com livros com dedicatória — disse a universitária. — Se o livro fosse meu não ia querer perder no ônibus. Só de a mãe dele ser a maior incentivadora dele... Achei legal.
De sua coleção, uma de suas dedicatórias favoritas é a de um autor. Ela conta que estava fazendo um trabalho na casa de Luís Carlos Prestes Filho, quando ele a presenteou com um exemplar de "O maior espetáculo da Terra", seu último livro sobre carnaval. Além da mensagem, dedicada a ela e a toda sua família, a jovem ganhou ainda um convite para o sambódromo.
Enquanto o carnaval não chega, Karoline segue na busca por Allan. As únicas informações que tem, além de seu primeiro nome, é a data do presente, 30 de setembro de 2002, e que ele é provavelmente de Charitas, bairro da região oceânica de Niterói.
Ela tem esperanças de encontrar o dono, já que a postagem tem ganhado cada vez mais repercussão.
— Estou super curiosa para ler — afirma a estudante sobre a obra, que é considerada um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, com adaptações para TV e cinema.
 (Matéria publicada no jornal O GLOBO, edição de 13 de novembro de 2019)

Nenhum comentário: