quarta-feira, 17 de março de 2021

PAI, SOU PROFESSORA

 


Perdoe-me, PAI
Por achar que a Educação
devesse estar sempre em primeiro lugar,
compreenda, por jamais ter vivido uma pandemia.


Ajude-me, PAI
A ter empatia com a mãe que foge
na busca do pão para matar a fome,
sendo a fome traiçoeira,
lhe persegue onde quer que vá.


Ajude-me, PAI
A ser sensível para entender
que, em primeiro lugar,
deve estar o pão de cada dia,
sem ele não há vida.


Ajude-me, PAI
A valorizar a vida, mais do que nunca,
demonstrar respeito e gratidão às mães aflitas,
amedrontadas, estando na linha de frente da Covid,
temem perder a vida, deixando os filhos(as) órfãos.


Ajude-me, PAI
A tranquilizar a mãe que tem filho(a) com comorbidade,
angustiada, busca um refúgio, lugar seguro,
privando-se do seu natural convívio,
para protegê-lo(a) dessa avassaladora Covid-19


Ajude-me, PAI
A confortar as famílias adoecidas do corpo e da mente,
entendendo suas angústias, aflições, necessidades,
sem cobrá-las nesses tempos sombrios,
onde orfandade e o luto nos ameaça, arrebata.


Ajude-me, PAI
A ter compaixão com a mãe que foge do seu lar,
para proteger seus filhos(as) da violência,
triste realidade que assombra muitas famílias,
que precisam seguir na busca da paz.


Ajude-me, PAI
A aliviar as angústias das mães que trabalham dia e noite,
no trabalho, se escondem no banheiro para enviar mensagem,
saber se os filhos(as) cumpriram com os compromissos escolares,
tímidas, revelam não ter condições em colaborar com tantas atividades.


Dê-me sabedoria, PAI
Para contribuir com os que me procuram,
para ir ao encontro dos que não procuram,
devem ser esses os mais necessitados,
para que eu seja mais humana, compreensiva,
uma pessoa e uma educadora melhor.


Proteja-nos, PAI
Essa professora e tantos outros,
que buscam cumprir sua missão,
durante uma pandemia.
Proteja nossas famílias, PAI!


Maria José Felipe Pinheiro,
Professora e coordenadora pedagógica
Escola Mun. Brig. Eduardo Gomes Parnamirim, RN




4 comentários:

Magaly disse...

Não tem como não se emocionar. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😍
Meus olhos se tornaram cacimbas de água salobra

Unknown disse...

Que lindo texto, emocionante e infelizmente a nossa realidade. Parabéns pela escrita e pela sensibilidade!👏👏👏👏
Oramos para que Deus sare a nossa terra e que esse presente seja apenas uma lembrança sofrida em futuro bem próximo. 🙌🙌🙌🙌

Anônimo disse...

Parabéns, Maria.
O seu jeito é de uma pessoa responsável, amorosa com a causa da educação, que não mede esforços para salvar o que está em parte perdido.
O isolamento nos mostra a importância de estarmos juntos, de acolhermosuns aos outros e sobretudo reconhecermos o quanto somos pequenos diante da grandeza de Deus.
Você inaugurou sua fase de poetisa, nobremente.
Deus ilumine suas veredas floridas. Terezinha Martins

Poesia do Bem disse...

Só Deus por nós. Falta amor, empatia, governo, falta a força.