quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

CAROLINA WANDERLEY - UMA MULHER DAS LETRAS POTIGUARES




Quatro de Janeiro de 1891, há exatos 132 anos, nasceu MARIA CAROLINA WANDERLEY, na cidade de Assu-RN. Viveu 85 anos, sempre solteira. Foi poeta, professora. Em 1914  fundou com sua prima, Palmira Wanderley, a revista "Via-Láctea". Na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras foi a fundadora da cadeira 6. Ela e Palmira foram as primeiras mulheres a entrarem para a ANRL.


Tuas cartas

Relembro as tuas cartas uma a uma,

Em minha mente todas se gravaram

Não encontro uma só que não resuma

Tudo o que nossos lábios já trocaram.

Tu me escrevias sempre; vez nenhuma

A sua falta os olhos meus choraram.

Morria o sol do estio ... vinha a bruma,

— E as tuas cartas nunca me faltaram.

Hoje os dias se passam lentamente

Que me escrevas espero ansiosamente,

Mas com que mágoa vejo que emudeces...

Termina esse silêncio que crucia,

É que me vai trazendo dia a dia

A certeza cruel de que me esqueces!

A República, 16.02.1917

Nenhum comentário: