sexta-feira, 1 de outubro de 2021

UM LUGAR ESPECIAL

 Se existe um lugar neste mundo  no qual eu quero ser lembrado, é sem sombra de dúvidas,  o espaço das bibliotecas. Eu tenho uma história de amor para com elas. Primeiro foi com a Biblioteca Pública Municipal Doutor José Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim-RN; depois, lembro que gostava imensamente de ficar entre os livros da Biblioteca do Seminário de São Pedro, em Natal-RN. Nessa mesma cidade conheci a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, a  Biblioteca Esmeraldo Siqueira (na sede da Capitania das Artes) e  tive um grande caso de amor com a Biblioteca Padre Luiz Monte ( na Academia Norte-rio-grandensense de Letras), onde servi por mais de dez anos.


Em Parnamirim, cidade que me acolheu,  estou sempre que posso, flertando com o acervo da Biblioteca Pública Municipal Rômulo Wanderley.  Uma biblioteca que merece receber por parte do poder público, um olhar  e atitude dignas de uma cidade leitora. Quantas cidades no Rio Grande do Norte  têm vários prêmios por ações desenvolvidas no campo da leitura? Uma eu sei: Parnamirim, e o mérito é todo do esforço do projeto Rio de Leitura, que tem em seu leito de ações a força e a coragem dos professores mediadores de leitura e da equipe que administra o projeto, desde sua criação, tendo à frente a professora Angélica Vitalino. Nutro a esperança de que o legislativo e o executivo de Parnamirim compreendam o que significa a frase lobatiana: " Um País se faz com homens e livros".

Fui agraciado  com uma visita que fiz à biblioteca particular do jornalista Vicente Serejo,  uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte, que ocupa praticamente toda uma casa, no bairro de Morro Branco.  Senti o aconchego na biblioteca particular do poeta Oreny Junior, em Parnamirim. Sentei nos bancos da Biblioteca Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e, antes da pandemia eu estava namorando com a Biblioteca Veríssimo de Melo, que também pertence  a UFRN e fica sediada no Museu de Antropologia Câmara Cascudo. A pandemia me distanciou, mas a paixão continua e tão logo ela esteja aberta ao público voltarei àquele lugar.

Biblioteca particular de Vicente Serejo

Recentemente organizei o acervo da Biblioteca Ciro Tavares, que pertence a Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes -  ACLA - Pedro Simões Neto, na cidade de Ceará-Mirim. Na semana, quase todos os dias, agendo um horário para pesquisar, de forma remota,  no site da Biblioteca Nacional.  Alimento-me dos jornais e revistas que estão disponíveis ao público, esse material é muito rico de informações culturais.

Minha biblioteca 

Dentro do meu lar, tenho uma pequena biblioteca, onde descansam nas prateleiras as obras que jugo necessárias tê-las perto de mim e debaixo do meu teto.  Não muito distante lá de casa, na Escola Municipal  Rubens Lemos,  eu fui agraciado para ser o patrono da biblioteca escolar, vejam só quanta alegria! Lá na placa de inauguração consta: Biblioteca Escolar Francisco Martins. Breve celebraremos sete anos de existência, em dezembro próximo.

Esta fascinação que tenho pelas bibliotecas me faz um bem enorme. Foi graças ao amor pelos livros que aprendi não apenas me tornar leitor, mas ser também: escritor, encadernador, arrumador de bibliotecas, pesquisador e outras coisas correlatas. Todo esse universo,  que possui um clima de sabedoria e paz, leva-me cada vez mais para perto de Deus, afinal, Ele também  nos dá a alegria de termos nas mãos a sua Biblioteca, onde a Palavra se fez carne  e habitou entre nós.

Francisco Martins -  Parnamirim-RN - 01 de outubro 2021

7 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha.Admiro seu trabalho!!!

amelia disse...

Parabéns menino!! Também godto muito de bibliotecas

Isinha Loraf disse...

Parabéns!
Nutrir Amor por Livros e Bibliotecas, são verdadeiramente algo grandioso oxalá que possamos contagiar outros a se apaixonar também por livros! Eu também tenho um caso de amor com eles.

Cirlene disse...

Sou suspeita pra falar, mas é o lugar que mais amo no mundo! Belo texto. Parabéns!

Marcy Marques disse...

Que lindo seu trabalho. Eu, como bibliotecária, amante da profissão, chego a me emocionar Qd vc diz q quer ser lembrado no espaço da biblioteca. O seu know-how faz vc ser um bibliotecário nato com segurança p organizar um acervo. Experiência é tudo. Parabéns Francisco.

Unknown disse...

Parabéns Martins pelo zelo e amor aos livros.👏👏👏👏👏

Patrícia Torres disse...

Esse é o nosso Patrono 👏🏽👏🏽👏🏽