terça-feira, 30 de novembro de 2021

O QUE É LITERATURA E SUBLITERATURA?

Há livros que nos tocam profundamente, quer sejam pela sua mensagem, quer seja pelo estilo literário. Mas existem também aqueles, que muitas vezes possuem um excelente projeto editorial, porém o conteúdo fica muito a desejar.

Livro bom é aquele que você, enquanto leitor, não sente vontade de soltá-lo. Quando isso acontecer, pode acreditar que em suas mãos está uma literatura boa, agradável, construtiva, de qualidade. São livros que resistiram a um longo período de anos e por permanecerem na lembrança e sempre editados, tornaram-se clássicos, por exemplo: Dom Casmurro (Machado de Assis); Guerra e Paz (Leon Tolstói), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes), etc.

Importante saber que os best sellers  não são clássicos. A maioria deles não sobrevive a seis meses na composição dos mais vendidos. 

Sabe o que esse tipo de literatura pode fazer por você? Formação humanística. O escritor e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Manoel Onofre Jr, escreveu no livro "O Desafio das Palavras": uma sólida formação humanística só se obtém, integralmente, através das leituras de obras literárias.  Manoel Onofre tem toda a segurança para afirmar isso. Ele é um senhor que há muito convive com a literatura. 

Há dentro do conjunto universal dos livros, aqueles que estão vestidos de subliteratura. O escritor e Acadêmico Umberto Peregrino conceitua que subliteratura  "´aquele em que a mensagem é negativa e nada acrescenta ao conhecimento e sensibilidade do leitor", portanto muito cuidado com o tipo de alimento que você fornece ao seu espírito.

Francisco Martins - 30.11.2021



Nenhum comentário: