terça-feira, 23 de agosto de 2022

IRACEMA QUE NÃO SAIU DE DENTRO DE MIM

 Há sentimentos no homem que ninguém consegue explicar. Eles vivem dentro de nós por muitos anos, às vezes quieto, outras, aguçadas, mas estão lá. Não sei dizer a razão pela qual hoje, 23 de agosto de 2022, bateu uma vontade imensa de estar na terra onde nasci, em Iracema-CE. O estranho é que eu não tenho nenhum elo com as pessoas daquela cidade. Não existe sequer um familiar meu morando naquele município. Mesmo assim a tarde de hoje me trouxe saudades de Iracema.

Sim, saudades! Pois quando eu tinha 27 anos eu finalmente pude ir conhecer o local onde nasci. Isso foi em 1992, já correram 30 anos daquela minha visita. Lembro da viagem aventureira, da caminhada que fiz de Ema até a Fazenda Cacimbas ( meu berço). Voltarei, quero sentir o meu povo, minha gente, embora saiba que por eles eu sou totalmente desconhecido. Ninguém sabe quem é Francisco Martins, tampouco o cordelista Mané Beradeiro.

Que importa? Iracema é para mim um lugar sagrado. A terra que me abraçou naquela longínqua data em que nasci (06.07.1964).  Saí de Iracema com dois anos de idade, mas a terra natal nunca saiu de mim.

Quero rever Iracema, desta vez com um olhar poético.  Abaixo imagens da primeira viagem em 1992. 

A casa onde eu nasci - Fazenda Cacimba

A paisagem  do meu berço

O açude onde tomei meu primeiro banho



Nenhum comentário: