quarta-feira, 24 de agosto de 2022

QUITANDA LITERÁRIA AGUARDA FRUTOS NA ESCOLA COSTA E SILVA

 
Foi o grande Antônio Cândido que defendeu a ideia que todos os seres humanos têm direito à literatura: o estudioso afirmava que precisamos da ficção e da fantasia para sobreviver, da mesma forma que precisamos de comida porque a literatura, também, é uma necessidade básica.

Pois bem. A Escola Municipal Costa e Silva sabendo disso, põe à disposição os frutos da melhor qualidade para seus meninos e meninas com o projeto "Quitanda Literária": livros bem fresquinhos, dispostos ao consumo de uma forma bem criativa, durante os intervalos.

No dia 24 de agosto, a primeira atividade do dia foi a abertura da proposta que aconteceu sob o salivar dos leitores que tinham olhos acesos ante o sabor do momento e a beleza de livros como "O Caso do Bolinho", de Tatiana Belinky; "Quando o lobo tem fome", de Christine Naumann; "Meu Amigo Paladar" e "A cozinha da Maria-Farinha", de José de Castro; e tantos outros mais.

Na oportunidade, foi lido o livro da escritora potiguar Tereza Custódio "Vitória vai à feira" e a professora Regiane brindou a todos com um poema autoral:


"As palavras vão chegando
Logo, um livro vai formando
Frases poucas e faceiras
Vão enchendo as prateleiras


Alimento vivo e sábio
Nossa mente alimentar
Feito flores e pimenta
Uma história vai contar"








Para que vivenciemos uma formação leitora e nos apaixonemos por esse universo é importante que tenhamos contato com livros de qualidade e participemos de mediações literárias significativas como esta proposta pelas quintandeiras Vania Regina e Regiane Fernandes da Escola Costa e Silva.




FONTE: http://www.riodeleitura.com.br/2022/08/quitanda-literaria-aguarda-frutos-na.html?m=1

Nenhum comentário: