quarta-feira, 26 de junho de 2024

QUANDO A HISTÓRIA É ESCRITA EM FERRO E IMAGEM

 Sempre que posso eu gosto de sair fotografando meu espaço. Registro com a câmera do celular coisas que aparentemente podem não ter muito significado ou não interessar a quase ninguém, mas a mim, sim. Tenho interesse por coisas da História, as pequenas, que falam dos grandes. Foi assim, que em 2008, 16 anos passados, eu resolvi andar pelas ruas do bairro da Ribeira, em Natal. Fotografei  o local onde outrora foi uma casa que serviu de berço à Câmara Cascudo. No antigo ponto comercial, que hoje não mais funciona, existia uma placa sinalizando que ali nasceu nosso gênio cultural.



A placa era de metal, um presente dos amigos do escritor, que a fixaram naquela parede em dezembro de 1955. Tempos depois da minha visita, a placa foi extraída pelos vândalos, deve ter servido de moeda para compra de drogas.

O teor da placa:  "Nesta casa, em 30 de dezembro de 1898, nasceu o insigne escritor, Dr. Luis da Câmara Cascudo historiador da Cidade do Natal, Mestre do Folclore e glória definitiva da cultura brasileira. Homenagem dos seus amigos. Natal, 30 de dezembro de 1955".

Francisco Martins - 26 de junho de 2024.

Um comentário:

Edvaldo Morais disse...

Parabéns pelo significativo registro, grande Francisco Martins!