quinta-feira, 17 de julho de 2025

CENTELHA DE CORDEL

 

As águas desta cidade
Que tem nome de Belém
Lavaram a minha alma
Causaram-me muito bem.
Volto para o meu lar
Deixando nesse lugar
A nota que vale cem.

Mané Beradeiro

MANÉ BERADEIRO TERMINOU DE ESCREVER O CORDEL: "RAIMUNDO NONATO, O FILHO DA VITÓRIA"

O poeta Mané Beradeiro terminou de escrever mais um texto em cordel. O poema tem como título "Raimundo Nonato, o filho da vitória". Narra a história de Raimundo Nonato da Silva, natural de Martins-RN, que em 1919, aos 12 anos de idade sai com sua mãe e outras pessoas com destino a Mossoró, fugindo da seca.

O cordel mostra a trajetória vitoriosa desse menino, pobre, negro, analfabeto, que consegue vencer os obstáculos da existência. Um texto épico da literatura local. De  trabalhador da bagaceira, engraxate, acendedor de lampiões, jornalista, professor, advogado e por último,  magistrado, as lições de Raimundo Nonato ainda são válidas no percurso existencial do presente século.

Poema escrito no período de 29 de abril a 16 de julho de 2025, com 102 estrofes no formato de setilhas, totalizando 714 versos que estão distribuídos em seis partes: 

1ª O Menino do engenho Marizeira

2ª O Escova-botas

3ª O Mestre

4ª A Família

5ª  O Escritor e a Cultura

6ª O Relógio do Tempo

Para construir esse poema, o autor se debruçou sobre vários livros que foram escritos por Raimundo Nonato.  Finda a leitura do cordel, o leitor vai encontrar  26 referências biográficas da vida de Raimundo Nonato, além de um QR Code que levará o ledor à bibliografia de Raimundo Nonato.

O cordel-livro  vai ser lançado somente no mês de outubro, com data já marcada, para o dia  9 de outubro de 2025, às 16 h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - IHGRN. E em seguida, às 17 horas, será realizada dentro do Programa "Quinta Cultural" a palestra sobre o biografado, tendo como oradores o autor do cordel e José Gaudêncio Diógenes Torquato, ocupante da cadeira que tem como patrono Raimundo Nonato da Silva.

domingo, 13 de julho de 2025

PRÊMIO BAOBÁ AO MANÉ BERADEIRO

 



O poeta e contador de histórias, Mané Beradeiro, foi agraciado com o prêmio nacional Baobá. A entrega desta 9ª edição aconteceu na cidade de Belém-PA.


O local da cerimônia foi o iate Boreli, que navegando nas águas do Rio Guamá, levou os agraciados para um lindo passeio entre as ilhas e a cidade de Belém.

Mané Beradeiro é o primeiro no Rio Grande do Norte a receber esse prêmio. Sua ida foi possível  porque familiares, amigos e amigas contribuíram para as despesas da viagem. 

No momento que foi chamado para receber  troféu Baobá e o certificado da premiação, o poeta agradeceu a Deus e lembrou os momentos vividos ao longo deste período de 2009 a 2025.



quarta-feira, 9 de julho de 2025

PRÊMIO BAOBÁ


 

PRÊMIO BAOBÁ VAI AGRACIAR CONTADOR DE HISTÓRIA DO RN


Francisco Martins também conhecido pelo nome artístico de Mané Beradeiro, viajará amanhã, quinta-feira, dia 10 de julho, com destino a Belém-PA, onde vai receber o Prêmio Baobá, considerado o Oscar dos Contadores de História.

Mané Beradeiro foi indicado para esse prêmio por causa do seu profícuo trabalho como contador de histórias, no formato de oralidade e também pelas histórias contadas nos seus folhetos de cordel. Desde 2009 que ele anda pelas escolas e outras instituições mostrando o quanto é bom ouvir histórias e  aprender sobre nossa cultura. Em 2010, ele começou a escrever cordel e desde então tem se aprimorado nesse gênero literário, com uma produção atual que se aproxima dos 70 títulos.

O prêmio Baobá é nacional e a cada ano a premiação acontece numa capital  escolhida previamente, a 9ª edição vai ser em Belém. Mané Beradeiro é o primeiro poeta e contador de histórias do Rio Grande do Norte a receber esse prêmio. Sua ida está sendo custeada pela ajuda recebida de amigos, amigas e familiares. A entrega acontecerá dia 12 de julho.



segunda-feira, 7 de julho de 2025

CONHECENDO MAIS DA VIÚVA MACHADO

 

O tema Viúva Machado está na moda desde que Elza Cirne lançou no mês passado o livro biográfico sobre essa mulher, tão importante à nossa História.
No Palácio Potengi está havendo uma exposição sobre a viúva que irá até o final do mês.
Lá é também possível adquirir o livro (R$ 80,00). Dia 12, mais um evento para enriquecer conhecimento sobre a biografada. Roda de Conversa com assuntos relevantes em torno da história e da lenda, vestimentas que ornaram   a existência da Viúva Machado. Vale a pena conferir.

"BOLETIM INFORMATIVO" - UMA OFICINA DE REDAÇÃO

No dia 8 de maio de 2025, eu tive a alegria de tocar em um jornalzinho muito significativo à minha vida profissional. Refiro-me ao "Boletim Informativo da Arquidiocese de Natal",  onde vivi minha primeira experiência de trabalho.

Dom Nivaldo Monte
Ali, no antigo prédio, da esquina da rua Açu com a avenida Floriano Peixoto, ficava a sede administrativa da Arquidiocese de Natal. Em 1982 eu comecei a trabalhar na função de Assessor de Imprensa. Servi ao Governo Pastoral de Dom Nivaldo Monte, depois de Dom Alair Villar.

Dom Alair Vilar

Foi um momento muito importante em minha vida. Redigia, datilografava e expedia, o principal veículo informativo da Igreja potiguar. Nele, o rebanho pastoral ficava ciente do que acontecia na Igreja da Arquidiocese, desde as agendas dos arcebispos, do Bispo Auxiliar Dom Antonio Soares Costa, divulgando também as ações dos sacerdotes e os trabalhos das religiosas e dos leigos, além dos  realizados pelo Serviço de Assistência Rural-SAR, Movimento de Educação de Base-MEB, Serviço de Assistência Urbana-SAUR, etc.

Dom Costa

O boletim circulava todo final de semana, sendo distribuído às sextas-feiras para todas as paróquias, além das redações dos jornais impressos, estações de rádios e televisões. Era a voz escrita da igreja local. Simples, mas eficiente. Tiragem de 2.500 exemplares, mimeografado, estêncil à óleo, pelo senhor Agenor.




Todo o boletim não tinha mais do que  4 páginas ( uma folha de A4 dobrada ao meio). A última página era o editorial, o texto mais longo do boletim, reservado para opinar sobre assuntos que careciam de uma explanação maior. Esta página era a única que não escrevia, sempre foi feita  por Dom Nivaldo Monte, Dom Costa, Dom Alair, O Doutor Otto Guerra e outros convidados, porém o texto nunca era assinado, salvo nas mensagens de Páscoa e Natal.

Não sei afirmar até quando circulou o jornalzinho "Boletim Informativo", mas posso assegurar que foi uma grande escola na minha formação de escritor.  As aberturas de letras eram feitas por Geraldo.

Foi uma manhã de emoção, poder tocar em algo tão importante na minha vida, fruto do meu primeiro emprego, nos idos de 1982, 1983, 1986 a 1990.



sexta-feira, 4 de julho de 2025

DUDÉ VIANA O ANDARILHO DAS CANÇÕES

O Café com Cordel deste sábado [05/7] apresenta: Dudé Viana, O Andarilho das Canções.

Um convite direto do coração da Casa do Cordel em Homenagem aos 75 anos de vida desse cantador popular.

Vai lá viver uma manhã repleta de poesia, música e afeto.

Não esqueça de levar seus versos, sua voz, sua alegria — o microfone é livre, o abraço é aberto e o riso é garantido.

Sarau poético livre
 Café colaborativo — contribua com alguma comidinha gostosa!

É encontro, é arte, é aconchego.
Porque poesia compartilhada tem mais sabor!

Se liga na Agenda

5 de julho (sábado)
 Casa do Cordel [Centro Histórico de Natal/RN]
 Das 9h às 13h

https://foque.com.br/cafe-com-cordel-especial/

quarta-feira, 2 de julho de 2025

PALESTRA SOBRE O LIMITE DO HUMOR

 


OS HERÓIS POTIGUARES DE CANUDOS, "A TROIA DE TAIPA"





 O Rio Grande do Norte participou da guerra de Canudos, com  o 34º Batalhão de Infantaria do Exército, que era sediado aqui em Natal. A tropa partiu no dia 29 de março de 1897. O retorno se deu em 4 de janeiro de 1898. Naquelas terras, o sangue de 41 potiguares regou o solo de Canudos. Foram estes os nomes dos homens:

Antonio Augusto Torres Galvão
Antonio Augusto Simonetti Barbalho
Afonso Costa
Antonio Francisco da Silva
Anselmo Mariano
Argemiro Bezerra Jacinto
Balbino Cabral de Souza
Celso Avelino da Costa Rego
Domingos Jorge da Silva
Euclides Celestino Baracho
Felinto de Gomes da Silva
Francisco Baracho
Francisco Cypriano Gomes da Silva
Francisco Pereira do Valle
Galdino José da Cruz
Gerôncio Fernandes Lima
Hortencio Marcolino
João Batista de Oliveira
João Felinto de Figueredo
João Isidoro
João José da Costa
João Fagundes da Silva
Joaquim Alves Feitosa
Joaquim Antonio dos Santos
Joaquim Emílio
Joaquim Ferra de Castro
José Arcanjo de Oliveira
José Francisco de Souza
José Henrique Guarida
José Manoel da Silva
José Maximiano
José Pereira de Freitas
José Rafael de Moura
Justiniano José da Fonseca
Luiz José Joaquim
Manoel Antonio Camilo
Manoel Ascendido de Lima
Manoel Francisco do Nascimento
Manoel Geminiano de Souza
Paulino José de Maria
Tobias Barbosa de E. Santos

  
Fonte:"Vidas Errantes", Raimundo Nonato. Coleção Mossoroense, 1989. Série C. Volume 956.  "Canudos, a troia de taipa", p.28 a 30.

Imagem <https://www.historiailustrada.com.br/2014/06/fotos-da-guerra-de-canudos.html> Visualizada em 2 de julho de 2025.


sexta-feira, 20 de junho de 2025

CENTELHA DE CORDEL - FEIRA DO CORDEL POTIGUAR

 

Mossoró é um roçado
De cultura infinita
Um Éden da liberdade
De História inaudita
O cordel sempre presente
Alegrando nossa gente
Bom saber possibilita.

Mané Beradeiro

terça-feira, 17 de junho de 2025

sábado, 14 de junho de 2025

INSTITUTO GENTIL : EXEMPLO DE SALVAÇÃO

 

É um lugar encantador.
É casa vestida de cultura
É o Instituto Gentil
A prova  da desenvoltura
É berço de formação
Orgulho do fundador
É fonte de encantamento
Casa de sabedoria
Sem ela, a Campo Grande
Bem mais pobre seria.
Viva Casa tão bendita
Templo de elevação
Frutos colhidos elevados
Para outras nações
É o Instituto Gentil
Exemplo de salvação.

Francisco Martins
14 de junho 2025


BLOG E BETE - UM BINÔMIO DE ALEGRIA

Este mês o blog tem duas comemorações muito importantes para celebrar. A primeira é o aniversário do próprio blog, que foi no dia 5 passado, quando completou 16 anos de existência. 

A segunda, é da minha amiga e grande colaboradora Ana Betânia Rodrigues de Morais, uma pessoa especial que muito me ajuda na publicação do blog, bem como, auxiliando nos livros cartoneros, cordéis e etc. Hoje, dia 14 de junho é a data natalícia de Bete. Que Deus lhe dê todas as bênçãos celestes e que ela continue sendo esta pessoa tão dedicada à cultura e minha amiga por 13 anos.



terça-feira, 10 de junho de 2025

LANÇAMENTO DO LIVRO MECENATO POTIGUAR

 


MADRIGAL DA UFRN APRESENTA: AS VÁRIAS FACES DO AMOR

 


ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA

 

📅 13 de junho

🕡 18h
📍 Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN
🎟️ Entrada gratuita
Em comemoração ao Dia Estadual das Bandas de Música, o Teatro Alberto Maranhão será palco de uma noite especial de celebração da música instrumental potiguar.
📯 Atrações confirmadas:
Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros
Banda Filarmônica de Mãe Luiza
Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante – BAMUSGA
✨ Uma grande homenagem à tradição musical do nosso estado, valorizando a cultura e os músicos que mantêm viva essa arte.
📌 Realização:
Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, em parceria com a UNIBAM – União das Bandas de Música do RN.
Não perca esse momento único de celebração da nossa música!