O poeta Mané Beradeiro terminou de escrever mais um texto em cordel. O poema tem como título "Raimundo Nonato, o filho da vitória". Narra a história de Raimundo Nonato da Silva, natural de Martins-RN, que em 1919, aos 12 anos de idade sai com sua mãe e outras pessoas com destino a Mossoró, fugindo da seca.
O cordel mostra a trajetória vitoriosa desse menino, pobre, negro, analfabeto, que consegue vencer os obstáculos da existência. Um texto épico da literatura local. De trabalhador da bagaceira, engraxate, acendedor de lampiões, jornalista, professor, advogado e por último, magistrado, as lições de Raimundo Nonato ainda são válidas no percurso existencial do presente século.Poema escrito no período de 29 de abril a 16 de julho de 2025, com 102 estrofes no formato de setilhas, totalizando 714 versos que estão distribuídos em seis partes:
1ª O Menino do engenho Marizeira
2ª O Escova-botas
3ª O Mestre
4ª A Família
5ª O Escritor e a Cultura
6ª O Relógio do Tempo
Para construir esse poema, o autor se debruçou sobre vários livros que foram escritos por Raimundo Nonato. Finda a leitura do cordel, o leitor vai encontrar 26 referências biográficas da vida de Raimundo Nonato, além de um QR Code que levará o ledor à bibliografia de Raimundo Nonato.
O cordel-livro vai ser lançado somente no mês de outubro, com data já marcada, para o dia 9 de outubro de 2025, às 16 h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - IHGRN. E em seguida, às 17 horas, será realizada dentro do Programa "Quinta Cultural" a palestra sobre o biografado, tendo como oradores o autor do cordel e José Gaudêncio Diógenes Torquato, ocupante da cadeira que tem como patrono Raimundo Nonato da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário