domingo, 19 de dezembro de 2021

O QUE É LITERATURA ORAL?

  O que é literatura oral? A resposta vem através da plaquete  "Folclore  Brasileiro", de Veríssimo de Melo ( Edição MEC/Rio de Janeiro) que na página 17 assim está escrito: "Literatura Oral é o termo genérico para todas as manifestações culturais, de fundo literário, transmitidas por processos não gráficos - ensina Câmara Cascudo (1954) ... o termo foi cunhado em 1881 por Paul Sébilot".

Com aceitação deste conceito, os cantadores de viola, os repentistas, os contadores de histórias formam o grande tripé que dá base à Literatura Oral. Não podemos colocar nesse grupo os poetas cordelistas, porque eles fazem uso da escrita, embora, muitas das suas produções tiveram como mote a oralidade.

Assim como é impossível falar da fórmula da água, sem citar o Hidrogênio, o mesmo se diga do assunto em pauta, sem recorrer a Câmara Cascudo. E para esclarecer melhor o assunto, trago dois trabalhos do autor, onde o leitor poderá  se aprofundar sobre o tema: Literatura Oral  e  Vaqueiros e Cantadores.

Literatura Oral é composto de dez capítulos e  é Jerusa Pires Ferreira que escrevendo sobre o livro nos diz: " Esse livro cumpre o papel de germinadouro e é, em si mesmo, um monumento, tanto no que toca aos repertórios levantados, quanto pela intuição que faz dele um panorama, um ponto de partida e também de chegada."

Em Vaqueiros e Cantadores vamos encontrar  Cascudo tratando do assunto,  principalmente nos capítulos  "O Cantador", aquele que registra a memória viva e em seguida "A Cantoria", essa exercida pelos violeiros e rabequeiros, outrora muito presente nas feiras  das cidades.Entre tantos nomes masculinos, já tão conhecidos pelos que gostam do assunto, quero trazer à tona, os nomes femininos que Cascudo registrou: Francisca Barroso, Maria Tebana e Josefa.

Como se vê, cada um de nós possuímos uma carga de literatura oral que é formada pela história da nossa família e que vamos passando aos filhos e netos. Um dia, quando essa história é registrada em formato de livro, a oralidade tornou-se escrita. Numa dimensão maior é o que acontece com as fábulas, contos, causos e vidas de pessoas. Entendeu o que é Literatura Oral?


Mané Beradeiro - 19 dezembro 2021




Fontes

Dicionário Crítico Câmara Cascudo - Marcos Silva - Org.

Vaqueiros e Cantadores - Luís da Câmara Cascudo. Itatiaia/São Paulo, 1984,


Nenhum comentário: