segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

ALGUNS LIVROS E ARTIGOS SOBRE A CIDADE DO NATAL

Breve a Cidade do Natal vai completar 422 anos de fundação. Ainda é uma cidade jovem, pré-adolescente, se a compararmos com outras metrópoles.  Fundada em 25 de dezembro de 1599, a Cidade do Natal já foi assunto de muitos historiadores, pesquisadores, escritores, poetas. Fui buscar na minha modesta biblioteca o que eu tenho sobre o assunto e eis que encontro o seguinte acervo:

Breve Notícia sobre a Província do Rio Grande do Norte - Manoel Ferreira Nobre - 2ª ediçao - Editora Pongetti - Rio de Janeiro/GB - 1971 ( Nota:  O Capítulo II é dedicado a Natal).

Natal que eu vi - Lauro Pinto - Imprensa Universitária - Natal, outubro 1971.

História da Cidade do Natal - Luís da Câmara Cascudo - 2ª edição -  Civilização Brasileira/ UFRN e Instituto Nacional do Livro, 1980.

História do Rio Grande do Norte - Luís da Câmara Cascudo - 2ª ediçao - Achiamé/FJA - Natal, 1984 (Nota: Capítulos I, II, III,  XIV.

Natal uma nova biografia - Diógenes da Cunha Lima -  1ª edição - Infinita Imagem, Natal, 2011.

Scenários Norte-Riograndenses - Amphilóquio Câmara - edição fac-símile (1923), Sebo Vermelho - Natal, 2016.

A Revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras dedicou uma edição especial  sobre a Cidade do Natal, foi a de nº 29, em dezembro de 1999, quando a cidade completou 400 anos. Nela vamos encontrar mais de 15 textos sobre o assunto pautado.

Oriano de Almeda, Dom Nivaldo Monte, Pery Lamartine, Diogenes da Cunha Lima, Nilson Patriota, Manoel Onofre Jr, Aluísio Azevedo, Grácio Barbalho, Fagundes de Menezes, João Wilson Mendes Melo, Luís da Câmara Cascudo, Olavo de Medeiros Filho, Murilo Melo Filho foram os acadêmicos que escreveram. Além desses, a Revista traz também as participações de Carlos Henrique Nogueira de Lucena, Marlene da Silva Mariz, Tarcísio Medeiros, Lêda Batisra Gurgel de Melo, Nathalie e Branca Coelho Macauense.

É óbvio que existem muita mais produções sobre a Cidade do Natal, mas minha pretensão foi despertar os leitores para tomarem conhecimento sobre o assunto, partindo do que tenho no acervo da minha biblioteca particular.


Francisco Martins

20 de dezembro 2021



 

Nenhum comentário: