segunda-feira, 22 de julho de 2024

MANÉ BERADEIRO ENCANTA CRIANÇAS E ADULTOS EM UMA MANHÃ LITERÁRIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ARNALDO MONTEIRO BEZERRA



 Na manhã de sábado 20/07/2024, a Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro foi palco de um evento literário que encantou crianças e adultos. O destaque da manhã foi MANÉ BERADEIRO que é o heterônimo de FRANCISCO MARTINS, um escritor potiguar conhecido por seu talento em contar histórias, recitar cordéis, manipular fantoches e escrever livros.

O escritor apresentou uma performance envolvente que mesclou leitura e contação de história, seduzindo as crianças e os adultos com sua habilidade de dar vida aos personagens através de bonecos. Sua apresentação foi marcada por momentos de humor, poesia e interação com a plateia fazendo com que todos se sentissem envolvidos pela literatura.

O evento reuniu alunos, professores, estagiários e funcionários, todos unidos em prol da literatura. As crianças ficaram fascinadas pelos bonecos animados e pelas histórias contadas de maneira lúdica e educativa, os professores e estagiários participaram ativamente, incentivando os alunos a se envolverem e interagiram com o escritor, apresentando seus livros, sua biografia, demonstrando apoio e valorizando literatura potiguar e a importância dos escritores do RN como ferramenta de educação e entretenimento.

Durante o evento, um aluno do 2° ano, Renan Cesar Santos de Lima, 8 anos fez releitura do livro 'Doutor Buti' do referido autor. Ele falou: “Achei legal a história de Doutor Buti porque ela me deu uma inspiração gigante para escrever e desenhar a minha história O HOMEM JABUTI E O CAÇADOR DE TRÊS BRAÇOS.

Ver o envolvimento de uma criança tão pequena engajada e refletir sobre a obra do autor com tanto talento e criatividade, trouxe uma nova onda de esperança para a perpetuação da cultura potiguar. Dessa forma, entendemos que a literatura toca corações, abrindo horizontes na forma de ver e sentir o mundo, dando aos alunos oportunidade de acessar um universo que ela ainda não conhece sem precisar sair do lugar. Toda obra é carregada de cultura e essa carregada da cultura potiguar.

A professora Suzana Valéria Aires falou: “achei interessante a presença do escritor na escola porque desperta na criança a curiosidade e o desejo pela literatura. O livro passa a ser mais importante porque o autor está ali, presente

Por fim, Mané Beradeiro, mostrou que a leitura pode ser acessível e encantadora para todas as idades. O evento foi um sucesso e reforçou a importância de dá vida a literatura. Assim, a criança percebe ainda na infância, que livro é uma coisa boa e que dá prazer.


Lenira Carlos Gurgel (diretora)
Lúcia de Fátima Cunha (coordenadora pedagógica)

Nenhum comentário: