sexta-feira, 10 de março de 2017

COMENTANDO MINHAS LEITURAS : A ÁRVORE

Livro: A árvore
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Leitura: infantojuvenil
Editora: Paulinas, 3ª edição, 2011 - São Paulo
Ilustrações de Mario Cafiero
Leitura: 23/02/2017

Tão grande é a importância de uma árvore, quantas vidas ela abriga e poucos compreendem sua missão. O escritor Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) escreveu o livro A árvore, seguindo seu estilo maravilhoso de prosa poética e nos revelando com aquele olhar tão peculiar que ele possuía, o mundo das diversas vidas que estão numa árvore.  É um livro somente para crianças? Diria que não, é  também  para o adulto que não foi ensinado  sobre a beleza que é tem a árvore.  Junta-se ao brilhantismo textual das letras e palavras, o texto da imagem, artisticamente criado por Mario Cafiero, que enche os olhos do leitor de cores e artes. Uma degustação imperdível àqueles que apreciam um belo livro. 

Bartolomeu Campos de Queirós não está na árvore, mas a árvore está nele, é dele:  eu tenho uma árvore. Minha árvore é verde e suporta um mar de folhas (p.4).  O autor é um homem experiente n literatura, lançou o primeiro livro em 1974 ( O peixe e o pássaro) e ao longo da sua existência de 67 anos, ele  nos presenteou com mais de 45 livros.
Bartolomeu Campos de Queirós
Quando o leitor abre um livro de Bartolomeu pode ter a certeza que estará comungando de um processo de criação da metalinguagem.

Nenhum comentário: