segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

QUERO DOM MARCOLINO DANTAS NO MAPA DO RN

Dom Marcolino Dantas é um pequeno povoado que faz parte do município de Maxaranguape-RN, distante da capital aproximadamente 50 km, no sentido do litoral norte, chega-se lá partindo de Natal, através da BR 406 até a cidade de Ceará Mirim e depois segue na RN 064, onde logo depois da travessia  do Rio Maxaranguape, no primeiro  posto de gasolina à esquerda, é a entrada que dá aceso a Dom Marcolino Dantas. O local tem esse nome em homenagem àquele que foi o primeiro Arcebispo do Rio Grande do Norte, Dom Marcolino Dantas, baiano.

Dom Marcolino - o Arcebispo
Um povoado sem expressão cultural, sem importância econômica, sem riquezas minerais, mas um lugar cheio de encantamento e de pessoas maravilhosas. Estive lá no dia 27 de dezembro último, quando fui visitar minha irmã. Revi as ruas de Dom Marcolino, largas, ainda com aquele ar interiorano, cheias de árvores.  Caminhei à noite, sem muita preocupação, embora saiba que ali também já chegou a violência desenfreada que galopa pelo Rio Grande do Norte.
Voltei no dia seguinte, já com vontade de retornar o mais breve possível e poder aproveitar mais daquele lugar. Prometi a mim que em 2018 irei mais vezes ali. Tentarei escrever um ensaio histórico daquela comunidade, inclusive visitando algumas pessoas que ainda estão lá e foram colunas da fundação do povoado.  A toponímia  é algo muito importante para a identidade de um povo, uma cidade.  E é aqui onde quero fazer meu registro  e pedir aos vereadores de Maxaranguape que tomem providência junto ao DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - mais especificamente  no Rio Grande do Norte  para que solicitem que o nome do povoado DOM MARCOLINO DANTAS apareça no mapa do Rio Grande do Norte com o nome real, e não da forma que lá aparece, conforme consta no site do DNIT, endereço eletrônico abaixo, com a nomeclatura de  Dom Eugênio. Veja a foto:

Com base em quais documentos ou informações o DNIT chegou a esse nome?  Pelo que eu sei, Dom Eugênio Sales foi o primeiro nome  dado a Punaú, que também foi outro povoamento, fruto de um programa de reforma agrária, realizado pelo INCRA, nome que sempre foi renegado pelo povo, que preferiu continuar chamando Punaú, e assim ficou. Sabemos que Dom Marcolino é pequeno, mas mudar o nome é uma atitude no mínimo zombeteira com os seus habitantes.


http://www.dnit.gov.br/download/mapas-multimodais/mapas-multimodais/rn.pdf. Visualizado em 1 de janeiro de 2018

Nenhum comentário: