terça-feira, 7 de abril de 2020

COMENTANDO MINHAS LEITURAS - CHUVA CRIOULA

Escrito em 1971/72 o romance "Chuva Crioula" vai tratar sobre a a mais antiga profissão: a prostituição. Tendo por palco o estado de Goiás, José Mauro  de Vasconcelos conseguiu transpor às páginas como viviam as mulheres naqueles cabarés. A protagonista, morena, cabelos negros, corpo escultural e com olhos verdes é a bússola que vai nortear os capítulos deste romance. Estrupo, pobreza, selvageria, amizade, traição são pontos sobre os quais o autor construiu a história de Esmeralda - a Chuva Crioula. Quero acreditar também que este seja um dos romances da literatura brasileira, que teve a ousadia de tratar sobre o homossexualismo, dando espaço a Suzi e Turquinha, dois gays. A trama vai prender o leitor não apenas pela beleza do texto, as imagens construídas, mas também pelo enredo. Há sofrimento? Sim.Existe também muito humor causado pelos personagens. O encontro de Chuva Crioula com Daniel é ao meu ver uma das cenas mais lindas deste livro, com ele, Esmeralda vai aprender "não existe nada fora do alcance do amor de Deus" (p.107). Poderia escrever mais sobre o livro, no entanto, prefiro aguçar a sua curiosidade para que ponha em sua lista de leitura. Esta foi a segunda vez que o li. C.S.Lewis afirmou: Para mim, um livro não é bom enquanto eu não o ler duas ou mais vezes".

Francisco Martins 

 Leia também  as resenhas: 

Banana Brava
Longe da Terra
Vazante
Farinha Órfã 
Arara Vermelha 


Um comentário:

Unknown disse...

Este livro foi o meu primeiro amor literário e continua sendo. José Mauro me ensinou o que é ternura, que o amor pode doer e que a vida, às vezes, também tem cheiro de goiaba...