segunda-feira, 18 de julho de 2022

CRÔNICA DE UMA VIAGEM AO BREJO PARAIBANO - BANANEIRAS - PARTE I

Sexta e sábado passados eu  e minha esposa voltamos ao Brejo Paraibano, para rever as cidades de Bananeiras e Areia. Dessa vez fomos em nosso carro, acompanhados de Clovis e Conceição, pais de Sandra. Viagem de 552 km, compreendidos no trajeto Parnamirim- Ceará-Mirim- Areia  (ida e volta).

Viajar é oxigenar a alma, é jogar sal na vida que às vezes se apresenta tão insípida e carece desses momentos. E quando fazemos isso em família os momentos são melhores e inesquecíveis. Nossa primeira parada foi em Tangará, onde tomamos café degustando os famosos pastéis daquela cidade, que se tornaram patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte.

Logos após o desjejum seguimos pela RN 093 que liga Tangará  até a cidade de Passa e Fica. O trecho que compreende o percurso da entrada de Lagoa Dantas até Passa e Fica está insuportável. Muitos buracos na estrada, praticamente sem asfalto. Lamentável, pois é uma RN importante para o turismo local.

Tão logo entramos no estado da Paraíba, a rodovia estadual PB-099 nos recebeu  com a dignidade que merecem os que trafegam na qualidade de viajantes. Excelente pista, sem problemas no asfalto. As demais que as seguiram também assim estavam. A malha rodoviária da Paraíba já é conhecida pela sua qualidade suprema. Junte-se a isso o preço da gasolina que é bem mais barato que aqui no RN. Encontramos o preço do litro de até R$ 6,08 (seis reais e oito centavos).

Finalmente chegamos na linda cidade de Bananeiras. Às 12 h a temperatura era amena. Almoçamos no Divino Casarão, onde fomos bem servidos com uma moqueca de pescada branca.

Sandra, no Divino Casarão, Bananeiras-PB

Os bananeirenses são bem hospitaleiros e receptivos. Alegres, puxadores de uma boa prosa. Ainda pegamos a Praça  Epitácio Pessoa, centro, totalmente  ornamentada com tema junino. Visitamos a Estação Bananeiras, o túnel  do Trem e caminhamos pelas ruas conhecendo pontos comerciais e vendo o artesanato local.

Por enquanto eu fico por aqui. Depois continuo o relato dessa viagem.