terça-feira, 19 de julho de 2022

CRÔNICA DE UMA VIAGEM AO BREJO PARAIBANO - BANANEIRAS - AREIA - PARTE II

 Em 1936 o poeta Manuel Bandeira lança o livro "Estrela da Manhã" e dentro dele há um dos mais conhecidos poemas brasileiros: "Trem de Ferro". Quem nunca ouviu ou leu  a sonoridade dos versos que lembram um trem em movimento: "Café com pão/ Café com pão/ Café com pão/ Virge Maria que foi isto maquinista? ..."

É com a imagem desse trem da infância que eu trago ao leitor a continuidade da crônica de viagem ao Brejo Paraibano.  A Estação Bananeiras fica em uma parte alta da cidade, aliás, lá tudo ou é no alto ou no baixo, dificilmente no plano. Bananeiras tem um relevo que oscila literalmente entre vales profundos e estreitos dissecados. E isso é encantador! Ali bem próximo da Estação fica o túnel.


A passagem foi aberta em 1922 e os trilhos colados em 1925. O local é conhecido como Túnel da Serra da Viração, e foi feito durante o Governo de Solon de Lucena. Faz muito tempo que não passa nenhum trem por ali, até os trilhos foram extraídos e hoje, a passagem é uma estrada rodoviária.

Bananeiras é cidade
Que dá gosto conhecer
Cada rua tem uma ladeira
Que faz a gente tremer
O frio é bem gostoso
Um bom vinho vou beber
(Mané Beradeiro)

Na noite de sexta-feira, quando chegamos ao apartamento, a lua nos saudava desejando um bom descanso. Antes, bebemos um vinho tinto, tendo queijo, pão e  pasta de trutas defumadas com azeitonas verdes. Na condição de poeta escrevi:


Vejo a lua da janela
Tão fria e solitária
Como quem busca na vida
Ser mais que celibatária
Inda é musa do poeta
De alma milionária
(Mané Beradeiro)

No outro dia, saímos por volta de 9 horas com destino  a Areia, distante 46 km de Bananeiras. Pedimos uma sugestão a Yvana e a mesma nos disse que o melhor trajeto era ir por Solânea.
Nos despedimos de Yvana, que nos alugou o apartamento (veja o espaço clicando aqui:Apartamento em Bananeiras)



E o "trem de ferro" correu com destino a Areia...

...Vou depressa/ Vou correndo/Vou na toda/ Que só levo/ Pouca gente/Pouca gente/ Pouca gente"

Espero vocês na estação de Areia-PB, quando terminaremos a viagem!

Francisco Martins
19 julho 2022







Nenhum comentário: