Poucos sabem que Otto Guerra foi candidato a um cargo político. Aquele homem, tão dedicado às causas sociais e às atividades religiosas da Igreja Católica um dia resolveu disputar a vaga de Senador da República.
Vou transcrever a história contada pelo neto, José Leonardo Guerra Maranhão Bezerra. Ei-la:"Em 1954, Otto de Brito Guerra tenta uma vaga no Senado da República após insistentes pedidos dos amigos, dentre eles operários, professores, membros da igreja católica e de alguns empresários, especialmente o Sr. João Motta. Havia um anseio de alguns setores para que um novo nome viesse a compor o cenário político e - após muita insistência - conseguiram convencer o professor Otto a aceitar tal indicação e assim candidatar-se.
Na sua incursão pelo interior do Rio Grande do Norte, em plena campanha, o carro seguia o destino planejado e nele estavam Otto Guerra, seu amigo João Motta, Pedro Cunha Lima (casado com a sua irmã Bertilde) e o condutor do veículo, contratado para tal desígnio. Em determinado momento, Otto Guerra solicitou ao motorista que parasse o carro, no intuito de saber in loco a aceitabilidade do seu nome perante o eleitorado. Então, Pedro Cunha Lima, de forms direta, indaga o transeunte e diz:
-Bom dia amigo, o senhor vai votar em quem para o Senado?
-Homem, sabe de uma coisa? Vou votar no doido do Otto Guerra.
-Doido por quê? Indagou Pedro.
-Para se candidatar ao Senado e ir contra a dodradinha da UDN, Dinarte Mariz e Georgino Avelino, só sendo doido mesmo!
Vovô Otto sorriu e preferiu não se identificar.
(...) Venceram a disputa os srs. Dinarte de Medeiros Mariz, com 103.711 votos (19,4%) e Georgino Avelino, este com 81.958 votos (15,4%), ambos pela coligação UDN-PSD-PSP. Otto de Brito Guerra obteve 46.957 votos (8,8%) e a sua coligação era PTB-PRP."
Fonte: Otto Guerra no nome, paz no coração. Organizadores: Ana Maria Guerra, Felipe Neri de C.Guerra, Marta Guerra e Maria Salete Guerra. In: Páginas de um caminhante feliz. José Leonardo Guerra M. Bezerra. Páginas 91 a 101. Natal/RN. Gráfica Santa Marta,2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário