A Quinta Cultural de ontem, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte-IHGRN foi com a participação dos sócios Francisco Martins (Mané Beradeiro) e José Gaudêncio Torquato, que falaram sobre a vida e obra do escritor Raimundo Nonato.
A razão desse tema se deve ao fato de que no próximo dia 25 de novembro do corrente ano, será aniversário do centenário de formação de Raimundo Nonato, como professor primário. Francisco Martins pesquisou e escreveu o cordel " Raimundo Nonato, o filho da vitória", tendo o lançamento na tarde de ontem no IHGRN.
O escritor, que é também contador de histórias, levou à plateia a trajetória da vida do homenageado, falando sobre a sua infância, (se ele teve), a luta pela sobrevivência e as batalhas vencidas. Após a fala de Francisco Martins, a tribuna foi ocupada por José Gaudêncio Torquato, ocupante da cadeira 117, que tem como patrono Raimundo Nonato.
Gaudêncio enfocou a importância de Raimundo Nonato na pequena cidade de São Miguel, Oeste potiguar, como professor, em 1926 e falou do importante trabalho que ele escreveu sobre a presença da Coluna Prestes que entrou no estado do Rio Grande do Norte por aquela região, e que Raimundo Nonato registrou em livro "Os Revoltosos de São Miguel"
Nenhum comentário:
Postar um comentário