terça-feira, 9 de junho de 2009

A LETRA MAIS NOVA DO ALFABETO


Qual é a letra mais nova do nosso alfabeto? Isto mesmo, vocês sabem qual a letra mais nova?
Minha querida professora Nevinha, a primeira que me ensinou o ABC não sabia, as outras que tive depois também nada me disseram, minha mãe silenciou, minhas irmãs idem, e até mesmo a minha esposa, minha amada esposa Sandra, que é formada em Letras pela UFRN, também nunca me disse qual era a mais nova das vinte e três letras do alfabeto.
E eu, escritor, que me fascino com as letras, fico apaixonado quanto as vejo unidas, formando palavras, versos, poemas, contos, crônicas e outras coisas mais, vim descobrir isto hoje ( 18/08/07) com meu filho Álvaro André, de apenas seis anos.
__Papai você sabe qual é a letra mais nova? Perguntou-me.
Respondi:
__Não, não sei. Você sabe?
__Sei sim, papai, a letra mais nova do alfabeto é a letra Z.
Desejei saber a lógica desta afirmação e a resposta foi segura e clara. Ei-la:
__ "A" foi a primeira letrinha a nascer, "B"a segunda..."Z" foi a última. Então ela é a mais nova. Z de zoológico!
Agora, vocês já sabem qual é a letra mais nova do alfabeto. Não esperem quarenta e três anos por esta verdade.
Viva Álvaro.