quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Governo lança novo portal de bibliotecas do RN

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), lança no próximo dia 14 de outubro o novo Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte (BIB-RN), que reúne todo o conteúdo bibliográfico das principais instituições públicas do Estado. O evento vai acontecer às 9h no miniauditório da EGRN.
Na ocasião, será realizada ainda uma palestra da professora Rildeci Medeiros, ex-presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias e ex-diretora da Biblioteca Central da UFRN. Em sua apresentação, ela vai explicar a importância de um Portal de Bibliotecas para a cultura do Estado.
O objetivo do Portal é contribuir para o fortalecimento das bibliotecas que se beneficiam com as vantagens da catalogação cooperativa e do compartilhamento de informações, promovendo a difusão do acervo de cada instituição participante. Por meio do BIB-RN, as pessoas podem pesquisar livros e documentos de forma mais rápida, além de realizar buscas filtradas de cada instituição cadastrada.
Para a diretora da EGRN, Socorro Ferreira, o benefício da catalogação é significativo. “No momento que propicia um ambiente para divulgação da cultura e incentivo ao hábito de leitura, ancorado no acervo das principais bibliotecas ligadas ao Governo do Estado, um projeto da envergadura do BIB-RN vem contribuir de forma significativa para a missão da Escola de Governo de desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais otimizando a capacidade da administração na gestão das políticas públicas”.
O Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi) é o sistema gerenciador do conteúdo digital do BIB-RN, que é fácil de usar e contempla as principais funções de uma biblioteca trabalhando de maneira integrada. O recurso implementa acervos digitais com associação de arquivos de imagem, som, música e vídeo; controla assinatura de periódicos com alerta de vencimento via e-mail e permite que as transações de empréstimos sejam autorizadas a partir da leitura da impressão digital dos usuários.
Instituições que possuem bibliotecas ou projetos para implantação de bibliotecas/acervos também podem integrar o Portal BIB-RN, aproveitando o benefício das vantagens da catalogação cooperativa, compartilhando informações, agilizando processos e diminuindo custos, além de difundir os próprios conteúdos de caráter bibliográficos.

Nenhum comentário: