domingo, 30 de abril de 2017

CRÔNICA PARA UM AMIGO QUE PARTIU

RC  não era o rei, era um amigo que sempre tínhamos a certeza que poderíamos contar com sua presença nas ações culturais desenvolvidas pela SPVA e outras instituições que ele tinha simpatia. Escritor de prosa gostosa, destas com sabor de coisas boas e cheiro de quero mais. Escrevia com um olhar de poeta. Sabia extrair um texto de uma cena sem muita expressão, mas em sua observação, revelava valores escondidos. RC trazia consigo o pseudônimo de Maracajá, que por sinal era também o nome do seu blog. Escrevia artigos e tinha opiniões bem formadas e fundamentadas sobre variados assuntos. No Facebook, RC  mantinha um grupo "Pelas ruas de (Nova) Parnamirim". Era um homem que lutava por um mundo melhor, tendo em suas mãos a bandeira da cultura e como espada a pena que escrevia seu hino de liberdade.
Roberto Cardoso no lançamento do Doutor Buti - 21.04.2017

A última vez que o vi foi por ocasião do lançamento do meu livro infantil "Doutor Buti", na Pinacoteca do Estado, em Natal-RN, no último dia 21 de abril.  Foi sua última aparição em evento público cultural. Será que naquela sexta feira RC já estava sentindo algo e inconscientemente foi procurar Doutor Buti  para marcar uma consulta? Ah! amigo, perdoai-me a pergunta, mas se a faço é porque sei que gostaria de quê esse texto também tivesse um pouco  do humor que você tanto nutria.  Roberto Cardoso, Maracajá, homem que conheci e tive o privilégio de por ele ser lembrado numa crônica ( A Bruxa de Emaús II), publicado em meu blog (http://franciscomartinsescritor.blogspot.com.br/2015/12/a-bruxa-de-emaus-ii.html), quero agora me despedir de você, guardando em minha memória, aquela sua imagem serena e alegre que você sempre tinha quando me via. O mundo está mais pobre com a sua partida, mais onde quer que esteja, sem sombra de dúvida, você será feliz, pois Deus também é poeta. E para finalizar a homenagem que hora dedico a você quero  simplesmente escrever...
Há uma vírgula na nossa existência, que denominamos morte, uma vírgula, nada mais do quê uma pausa. Mas o ponto final da nossa história é posto por Deus.

Seu amigo

Francisco Martins/Mané Beradeiro

sábado, 29 de abril de 2017

A LISTA

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!

Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer

Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assovia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você

Oswaldo Montenegro

Ouça a música clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LiWXw65RWw0

ANJOS SOLIDÁRIOS DO RN ORGANIZAM FESTA PARA AS MÃES

A ONG Anjos Solidários do RN, coordenada pela Pedagoga Eva Potiguar, que também é poeta e ambientalista,  está organizando para o dia 20 de maio, uma festa para  as mães das crianças com câncer, que são atendidas no Hospital Infantil Varela Santiago em Natal.
Eva Potiguar
 A parte lúdica já está organizada, no entanto, a ONG faz um apelo para que pessoas possam doar R$ 15,00 (quinze reais) com o propósito  de contribuir com um lanche e presentear as mães com uma caneca. Esse valor pode ser depositado nas seguintes contas:
Caixa Econômica Federal
Agência 2044
CC 14.377-8
Evanir de Oliveira Pinheiro
Ou
Banco do Brasil
Agência 5872-6
CC 7.679-1
Evanir de Oliveira Pinheiro.

Hospital Infantil Varela Santiago

Outra forma de contribuir com o evento é doando uma lata de leite ( de qualquer tipo) para o setor de nutrição do hospital. Quem desejar ser um ano amigo, é só entrar em contato com Eva Potiguar através do contato: 84 988189918.





13 ANOS DO CLUBE DE MÃES EULÁLIA BORGES

A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, em Ceará Mirim - RN,   que tem na sua direção administrativa o Professor Gerinaldo Moura, estará realizando nos próximos dias 3 a 5 de maio, em sua sede, uma feira de artesanato, celebrando os treze anos do Clube de Mães Eulália Borges. A feira acontecerá das 8 às 12 h, com oficinas, brindes e exposições. Todos os trabalhos apresentados são de autoria das artesãs de Ceará-Mirim.O Clube foi fundado em 5 de maio de 2004.

AGENDA CULTURAL - 1ª SEMANA DE MAIO


Dia 3 - quarta-feira - 14 hs - Francisco Martins - contação de histórias -  CMEI - Etenize Xavier - Passagem de Areia - Parnamirim -RN .

Dia 4 - quinta-feira -  manhã e tarde -  lançamento do livro Doutor Buti - Escola Municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz -  Passagem de Areia - Parnamirim-RN.


sexta-feira, 28 de abril de 2017

ASSIM DISSERAM ELES...



DUAS PESSOAS CASADAS, MORAREM JUNTAS, DIA APÓS DIA, É UM DOS MILAGRES QUE O VATICANO AINDA NÃO RECONHECEU.

BILL COSBY

O HUMOR DE MANÉ BERADEIRO

Duas cobras estavam conversando lá no meu roçado:
-Nós somos venenosas?
-Não sei.Por quê?
-Eu acabei
de morder o lábio.
 

domingo, 23 de abril de 2017

ESTAÇÃO DO CORDEL


DOUTOR BUTI FOI LANÇADO SEXTA FEIRA EM NATAL


No feriado da última sexta-feira, dia 21 de abril,  na antiga sede do Palácio do Governo, hoje, Pinacoteca Estadual, em Natal/RN foi lançado às 17 h, o livro infantil Doutor Buti, que tem a autoria de Francisco Martins e as ilustrações de Lucas Marques. O evento foi organizado pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA, que tem como Presidente Ozany Gomes.
Ozany Gomes - Presidente da SPVA

Foi uma tarde cheia de atividades, com a presença de poetas e amantes da poesia, crianças acompanhadas dos seus pais, que vieram celebrar não somente o encontro com a poesia, mas também comemorar O Dia Nacional do Livro Infantil, ocorrido no dia 18 de abril. Por isso, a SPVA trouxe para abrilhantar  o momento, contadoras de histórias, tais quais como Dorinha Timóteo, que juntamente com Barroca fizeram uma belíssima apresentação do livro infantil.

Dorinha e Barroca
Chuva Avlis contou a história Menina Bonita do Laço de Fita ( de Ana Maria Machado),  Rita Cruz, incorporou a boneca Emília e contou como começou a falar.
Chuva Avlis

Rita Cruz - a Emília
 E a tarde foi passando, abraçando a noite que chegava, sendo acariciada com a voz de Janaina Leite que  presenteou  a plateia com seu ritmo lúdico. E, como a música clássica sempre encanta, houve também naquela noite, a apresentação da IX Sinfonia de Beethoven, em flauta doce, pela pequena Anna Catarina.

Janaína Leite  
Anna Catarina

Somente após estas apresentações, o escritor Francisco Martins  falou sobre seu nono livro publicado, sendo o primeiro no gênero infantojuvenil. Contou como se deu o processo de criação da história e do livro e em seguida, fechando a sua fala, contou a história do livro "Quem quer brincar comigo?", de Tino Freitas.


 Em seguida aconteceu a sessão de autógrafos, onde adultos e crianças puderam desfrutar da presença do autor e também do ilustrador que chegou alguns minutos depois.






Fotografias de Evaldo Silva


sexta-feira, 21 de abril de 2017

DE COMO FIZ O CHAPEU JABUTI

Para lançar o livro infantil, Doutor Buti, nada melhor do quê ter na cabeça um chapéu  jabuti. Como fazê-lo?  Primeiro picotei bastante jornais e deixei de molho num balde por um dia, depois passei no liquidificador para virar uma massa homogênea. Seria a matéria prima principal do chapéu, usando a técnica do papel machê.
Depois fiz o casco do jabuti, usando como molde uma bola de futebol. Cobri a metade da bola com folhas de jornais secos e em cima fui  moldando a massa de papel machê. Deixei vários dias no sol e depois de seca retirei e pintei.
A princípio queria pintar o casco da tartaruga, mas  depois mudei de ideia e revesti com tecido de uma sombrinha quebrada. E a o casco ficou assim:

Sobre o tecido, apliquei fitas adesivas transparentes. A etapa seguinte foi confeccionar a base para encaixe da cabeça. Medi a circunferência  da minha cabela, montei um arco com algumas hastes para apoio e fixação na parte interna do casco. Usei  papel paraná, cola branca, clips grande e durepox para pregar as hastes no casco.

E depois, a etapa final foi confeccionar as patas e a cabeça. Pintá-las e anexá-las no casco. Para o pescoço eu usei um pequeno pedaço de  conduíte. Tudo fácil e simples.
E o resultado é a produção de um chapéu personalizado. Com um detalhe,  é o único chapéu que se põe chapéu, pois podemos colocar um na cabeça do jabuti.


quinta-feira, 20 de abril de 2017

AGENDA CULTURAL - 24 a 28 DE ABRIL

Dia 24 de abril - segunda-feira - 15 h, reunião em Ceará Mirim, com  vereadores e a Academia Cearamirinense de Letras e Artes - objetivo: programar a comemoração do Dia da Cultura, em maio.

Dia 25 - terça-feira - manhã e tarde - Oficina Cartonera - com professores de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental I, da rede municipal de Natal - no CEMURE - Natal.

Dia 28 - Bate papo com o  escritor e sessão de autográfo - livro Doutor Buti - Escola Oficina do Saber - Parque Industrial - Parnamirim.

A SEMANA DO LANÇAMENTO DO DOUTOR BUTI

Não sei como agradecer tanto carinho recebido por parte das instituições e pessoas que acompanham meu trabalho, nesta semana que estamos fazendo o lançamento do livro Doutor Buti.  As ações começaram na terça-feira, dia 18 de abril,  logo pela manhã, quando fiz visita a Escola Irene Soares (Parnamirim/RN), ode visitei os alunos da Professora Amanda, que trabalha com seus pupilos as minhas obras de literatura de cordel e também o mais recente livro.



Logo em seguida eu fui para a Câmara Municipal dos Vereadores de Parnamirim, onde participei das 8 às 12:30 h do evento em  comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, promovido pela Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, uma iniciativa da Vereadora Vandilma Oliveira.  O evento congregou além de mim, outros escritores como José de Castro, Salizete Soares e José Acaci. Foi uma manhã cheia de poesia e prosa.




À tarde, dando prosseguimento a agenda, estive das 13:30 às 15 hs, com os alunos do Fundamental I, que estudam no Instituto Kennedy, onde fiz contação de história e houve sessão de autógrafo com o livro Doutor Buti.



No dia seguinte, 19 de abril, às 10 hs, lá estava eu na Escola Homero Dantas, onde há professoras com especialidades em me emocionar.  Fui para o lançamento interno do Doutor Buti. Lindas homenagens, destinadas a mim e a Lucas Marques, o ilustrador, com quem tive a alegria de compor a mesa.




E, finalmente hoje, pela manhã e à tarde, no Parque Aluízio Alves, em Parnamirim/RN,  participei de um dia com muitas ações literárias, com  professores e alunos da rede municipal, festejando o Dia Nacional da Poesia e o Dia Nacional do Livro Infantil. Várias tendas foram montadas para receber o público, incluindo uma específica para o lançamento do livro Doutor Buti.  Havia até personagens de livros e autores circulando no Parque. A poesia e a prosa estavam juntas, de mãos dadas, celebrando o que há de mais gostoso e digno de divulgação para transformar vida que é o livro, e consequentemente a leitura.


Na manhã hoje meu coração bateu mais forte quando de mim se aproximou o pequeno Miguel Lucas.  Foi ele quem provocou esse escriba a escrever uma história infantil.

E como se não bastasse a presença dele ali, ao meu lado, o querido Miguel faz a entrega de um presente, um mimo especial, uma camisa onde a trama do algodão se une a outros fios, formando uma tela especial na qual há  um texto que  se destaca:
" OBRIGADO, FRANCISCO MARTINS, POR ME TRANSPORTAR PARA DENTRO DOS SEUS SONHOS!" Miguel Lucas.
Ah! Miguel, você tem nome de anjo, e rogo a Deus para que sua vida seja infinitamente abençoada. Você ainda é muito pequeno para ter a noção exata do quanto  representou para mim o seu desafio.  Jamais irei esquecê-lo, as lágrimas que hoje escaparam do coração e encontraram a rota de fuga pelos meus olhos, são palavras líquidas de felicidade. É por isso, amigo Miguel, que dedico o livro a você, e acredite que eu sempre estarei orando por você e torcendo pelo seu sucesso.



Amanhã a festa continua. À tarde estarei lançando o livro em Natal, no Palácio Potengi, atual Pinacoteca do Estado, em evento promovido pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA/RN.


domingo, 16 de abril de 2017

FRANCISCO MARTINS NA IBCJ HOJE À NOITE

Hoje à noite, o contador de histórias, Francisco Martins estará com as crianças da Igreja Batista Cidade Jardim -IBCJ, em Emaús - Parnamirim/RN, fazendo a apresentação da História da Páscoa. Na oportunidade, Francisco Martins não apenas falará sobre a Páscoa do Antigo Testamento e a que foi celebrada por Jesus Cristo, a Páscoa maior, como também levará as crianças a aprender sobre ambas, através dos recursos pedagógicos, usando fantoches e imagens.

PÁSCOA: O MISTÉRIO DO AMOR

O mistério do amor
Na Páscoa se consumou
A morte teve seu fim
Pois a vida triunfou.

A justiça, a liberdade
Um mundo se opressão
Na Páscoa JESUS nos deu
A nossa libertação.

A Páscoa é para nós
O grande acontecimento
Acima de tudo o AMOR
Eis o grande mandamento.

Vivendo a FRATERNDADE
Tendo o AMOR como guia
Com certeza a nossa Páscoa
Acontece todo dia.

Geraldo Luiz

AGENDA CULTURAL



 Dia 17 - segunda-feira

Entrevista na Tv Metropolitano - programa Primeira Página - com o jornalista Roberto Guedes - às 7:30 h.


Dia 18 de abril -  terça-feira

7:30 h - Escola Municipal Professora Irene Soares - Parnamirim- visita do escritor Francisco Martins aos alunos da Professora Amanda, que estão estudando a vida e a obra do escritor.

 8:30 h às 10 h - Câmara Municipal de Parnamirim- Comemoração do Dia Nacional  do Livro Infantil - com apresentação de Mané Beradeiro e seus bonecos.


13 h - Instituto Kennedy - Natal -  tarde de autógrafo com o escritor Francisco Martins.

Dia 19 - quarta-feira

10 h - Escola Municipal Homero Dantas - Parnamirim - lançamento  interno  do livro Doutor Buti.

Entrevista (gravação) na Tv. Band, às 12 h, Programa Conexão Potiguar, com o jornalista José Pinto Jr.

Dia 20 - quinta-feira

Manhã e tarde -  lançamento oficial do livro infantil Doutor Buti - Parque Aluízio Alves - Parnamirim/RN - dentro da programação da comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil - promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Entrevista na Tv Potiguar Notícias, às 12 h, ao vivo, com o jornalista Cefas Carvalho.

Dia 21 - sexta-feira

17 h - lançamento do livro Douto Buti - na Pinacoteca do Estado - por ocasião do sarau da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA.

Dia 25 - terça-feira 

 Manhã e tarde - Oficina Cartonera - com os professores ( de língua portuguesa)  da rede municipal de Natal - Local: CEMURE.



sexta-feira, 7 de abril de 2017

MARATONA DOS BAOBÁS SERÁ EM MAIO

 

Participe da Maratona dos Baobás, a grandiosa festa das imponentes árvores africanas em solo norte-rio-grandense, impressionantes monumentos que prosperaram o legado da biodiversidade das florestas no planeta.
Venha sentir toda essa energia com a partida no dia 21 de maio de 2017, domingo, na cidade de Natal, com a concentração às 4h30, a fotografia oficial do evento às 4h45, terá a assinatura do fotojornalista Canindé Soares. As largadas acontecem às 5h, em frente a gigantesca árvore do Baobá (baobá do poeta), localizada na R. São José, no bairro de Lagoa Seca - Natal/RN, e as chegadas na cidade de Nísia Floresta/RN, centro da cidade, na árvore do Baobá, com trajeto de 42 km. O tempo máximo de duração desta prova é 06 (seis) horas e o limite de vagas é de 300 participantes.
Organização
A Maratona dos Baobás é organizada pela ONG Baobá, com sede na cidade de Natal/RN, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003, reconhecida como de Utilidade Publica Estadual e Municipal desde julho de 2006. Desenvolve projetos que visam o bem-estar humano.
O evento conta com o apoio da Associação dos Corredores da Jaqueira - ACORJA, com sede em Recife/PE, cujo presidente, Lula Holanda estará participando como atleta na prova da corrida dos 42 km e trazendo mais de 60 participantes. Como também da assessoria esportiva da atleta e Personal treiner Cecília Lagreca e da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte – ACIRN.
Inscrições e hidratação
As inscrições para a Maratona dos Baobás são realizadas exclusivamente pelo site www.tesportes.com.br
O atleta estará inscrito após o pagamento da taxa de R$ 75,00 (setenta e cinco reais), até o dia 11 de abril de 2017, após esta data, o valor da inscrição passará a valer R$ 90,00 (noventa reais), onde já estão inclusos as taxas de conveniência do site e o seguro individual por atleta, e ou finalizar o limite de vagas.
A hidratação, é a partir do quilômetro 2,5 km, sendo a primeira de frente ao posto 30 de Setembro, na Av. Prudente de Morais / Arena das Dunas, e subsequentemente a cada 2,5 km da prova.
Da idade e das corridas
Será aceita a inscrição, do atleta com idade mínima de 18 anos, completados até o dia 20 de maio de 2017, da realização do congresso técnico.

São quarto opções de escolhas de corridas para os atletas inscritos na Maratona dos Baobás. Três na corrida estilo Solo: de 10k, 21k e 42k e ou para as Equipes Bike/Run, na modalidade de revezamento, com 04 (quatro) atletas no duathlon com três (três) bicicletas, e cada atleta deverá correr um trecho de 10 km e 550 metros, depois alternar para seguir acompanhando sua equipe na bicicleta, o restante da prova.
Haverá acompanhamento de emergência médica, com o serviço de ambulância no percurso e na chegada.

Transporte
Haverá ônibus de transporte, para levar os atletas corredores de cada local dos Pontos de Chegada, 10k e 21k, até o final da prova na cidade de Nísia Floresta. Como para trazer todos os atletas da cidade de Nísia Floresta, para o Ponto de Largada em Natal.
Os Kits
A entrega dos kits para os atletas da “Maratona dos Baobás”, ocorrerão nos dias 18 e 19 de maio de 2017, e no dia 20, na ocasião do Congresso Técnico, em local a ser defino pela organização. A entrega do Termo de Responsabilidade, devidamente preenchido e assinado, é feita na ocasião da entrega do Kit.

Medalha e troféu
Haverá entrega de medalha Finisher no final da prova da Maratona, igual para todos os atletas participantes.

Entrega de troféus para os atletas classificados em primeiros, segundos e terceiros lugares dos 21k e 42k, bem como para as equipes do Bike/Run classificadas nesta ordem.

Haverá entrega de troféus para os veteranos em primeira e segunda classificação F/M60, nas corridas de 21k e 42k.
Imagem e classificação
As imagens estarão no site oficial do evento no www.maratonadosbaobas.com, no prazo de no máximo 8h, após a realização do evento.
Não será permitida a participação de nenhum atleta sem o número de peito durante toda a prova.
A classificação Geral da Prova, terá sua divulgação no site do evento www.maratonadosbaobas.com em até 48 horas após término do evento.
Serviço
Maratona dos Baobás
Data: 21.05.2017 (domingo)
Largada: Baobá do poeta – Rua São José S/N, próximo ao Corpo de Bombeiro, na Av. Alexandrino de Alencar – Natal / RN
Fotografia Oficial: 4h45 – assinada pelo fotojornalista Canindé Soares
Horário de Largada: 5h - comandada pelo general Tenório da República dos Baobás
Roteiro: R. São José, Av. Bernardo Vieira, Av. Prudente Morais, Av. Omar O’Grady, BR 101 – sentido Parnamirim e RN 063 sentido cidade Nísia Floresta.
Chegada: árvore do Baobá da cidade de Nísia Floresta/RN
Inscrições: www.tesportes.com.br
Realização: ONG Baobá
Contato: Haroldo Mota
www.maratonadosbaobas.com
(84)98845.4603

Fonte: http://www.blogflaviorezende.com.br/categoria/variedades. Visualizada em 7 abril 2017.