terça-feira, 24 de novembro de 2020

CURIOSIDADES DA LITERATURA DO RIO GRANDE DO NORTE - SALÃO LITERÁRIO COM MADALENA ANTUNES

 No Rio Grande do Norte há um livro que faz parte do canon clássico da literatura local. Seu título é: "Oiteiro - memórias de uma Sinhá Moça", que tem como autora Madalena Antunes, natural de Ceará-Mirim. O livro foi lançado no dia 26 de outubro de 1958, no Salão da Faculdade de Filosofia, que funcionava na Rua Jundiaí, onde é hoje a sede da Fundação José Augusto. O evento foi promovido pela Academia Norte-rio-grandense de Letras. Nilo Pereira, sobrinho da escritora, veio de Recife-PE fazer a apresentação do livro.  A Curiosidade literária é  esta que Nilo Pereira escreveu ...

 

Nilo Pereira

"Quando adolescente, no Ceará-Mirim, vi as reuniões que minha tia Madalena Antunes Pereira fazia no Palacete Antunes, para ler capítulos do seu livro romanceado - Oiteiro, Memórias de uma Sinhá-Moça, que a critica recebeu muito bem. Quem fazia parte desse Salão? Lembro-me de Edgar Barbosa, que seria mais tarde, o maior estilista do Rio Grande do Norte, Umberto Peregrino, escritor, e Oliveira Júnior, poeta.


 Era um alumbramento da Inteligência. A cidade quieta, repousada, sempre lírica, acordava por assim dizer para ouvir a leitura dum romance do coração: uma elegia em prosa."

 

Madalena Antunes

Francisco Martins

24 de novembro 2020

 

Referência:

PEREIRA, Nilo. Salões  do Recife: uma bela história a ser escrita. Jornal do Commércio, edição de 10 de julho de 1989. 

O Poti, edição de 23 de outubro de 1953.



Nenhum comentário: