O sonho longínquo de constituir novas dioceses no território potiguar ecoou na mente e no coração dos pastores das igrejas locais de Natal/RN e Mossoró/RN.
O dia 8 de junho de 2024 foi uma data histórica para a Arquidiocese de Natal/RN. Com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, D. João Santos Cardoso, foi oficialmente instalada, na matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, a Comissão de Estudos para a criação de uma nova diocese no estado do Rio Grande do Norte.
Na homilia, D. João apresentou a necessidade de mais uma sede diocesana com a finalidade de melhor atender as demandas pastorais do povo de Deus e anunciar a todos a Boa Nova.
Contudo, considerando a dimensão territorial da Província Eclesiástica do RN (Natal, Caicó e Mossoró), percebeu-se a necessidade de propor a criação de uma outra diocese desmembrada da Arquidiocese de Natal/RN e da Diocese de Mossoró/RN. Por essa razão, no dia 24 de junho, na Celebração Eucarística de Encerramento da Festa de São João Batista de Assu/RN, D. Francisco de Sales Alencar Batista, bispo diocesano de Mossoró/RN, anunciou a parceria com a Arquidiocese de Natal/RN, integrando a cidade de Assu como possível sede episcopal.
Na ocasião, foi anunciado o grupo de presbíteros que seria integrado à comissão arquidiocesana. Ambos trabalharão conjuntamente um único projeto.
Dando sequência, a Comissão Interdiocesano iniciou os trabalhos com uma primeira reunião na cidade de Assu/RN, no dia 18 de julho de 2024. Nesta reunião, foram criadas as subcomissões compostas por padres, religiosas, leigos e leigas.
As subcomissões com suas atribuições foram definidas da seguinte forma:
SECRETARIA (Atas das reuniões; Cronograma de reuniões; Preparar comunicações e pedidos oficiais; ARQUIVAMENTO de material físico e virtual (google drive) e revisão de cada material para a versão final...);
COMUNICAÇÃO (Preparar e unificar material de publicação e pequenas informações...)
PATRIMÔNIO E ECONOMIA (Levantamento do que é necessário para estrutura da Sede: cúria, seminário; residência, veículo e verificar a movimentação financeira das dioceses e dos territórios isoladamente...)
PASTORAL (Levantamento de paróquias, capelas e áreas pastorais, movimentos, serviços e pastorais presentes, novas comunidades, congregações...);
RELATÓRIOS (Organizar relatórios, destacando os elementos históricos, geográficos e socioeconômico e cultural dos territórios das possíveis novas dioceses...)
É competência de os membros das subcomissões reunir-se previamente para elaborar um cronograma de atividades tendo em vista a construção de um projeto comum que ao final será encaminhado para Nunciatura Apostólica em Brasília/DF.
Pe. José Freitas Campos
Prof. Tállison Ferreira da Silva
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