O poeta cordelista Mané Beradeiro, nome sob o qual respira Francisco Martins, já publicou 47 folhetos, sendo 38 no estilo de cordel e os demais são poemas de versos livres. Os temas abordados pelo autor vão desde histórias bíblicas, ecologia, biografias, relacionamentos, afrodescendentes, política, folclore, etc Cada folhetotem o preço de R$ 2,00.
O autor pretende ainda esse ano lançar outros folhetos, todos no gênero de cordel, num total de 5 títulos:Juvenal Antunes: o feio poeta de belos poemas - cordel
O novo rei - cordel-livro
Dois doidinhos arruaceiros - gracejo - cordel
Onde está a Madalena? Uma História de amor eterno - cordel
Precisamente há duas semanas, o poeta vem trabalhando em pesquisa para concluir o seu mais recente cordel que vai tratar sobre a história dos engenhos do vale de Ceará-Mirim. O Folheto vai ser uma importante ferramenta pedagógica nas mãos de professores. A primeira parte traz o texto de cordel, depois vem a relação com os nomes de todos os engenhos que existiram no antigo Vale de Ceará-Mirim, iconografia, textos de escritores (Edgar Barbosa ,Nilo Pereira, Madalena Antunes) em prosa, correlatos com o tema abordado e por fim a bibliografia consultada. O lançamento desse trabalho ocorrerá em julho, quando a cidade completa aniversário. O título será: Canção do Canavial no Brioso Vale do Ceará-Mirim - origem, apogeu e decadência dos seus engenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário