Magno, os livros e eu |
No mês de novembro do ano passado (2018) comprei no Sebo Magno (situado na Avenida Comandante Petit, 158, Centro, Parnamirim-RN - Telefones 3272-5209 e 9.8826-4023) a Coleção Obras Completas de Monteiro Lobato - Literatura Geral, edição de 1946. Coisa antiga sim senhor, mas de um conteúdo excepcional sobre Monteiro Lobato.
Trouxe os 12 livros para minha biblioteca e deixei guardado para o plano de leitura do ano novo. No primeiro mês já li 5: "América", "Mundo da Lua e Miscelânia, " Barca de Glyeire - Tomo I e Tomo II" e "Prefácios e Entrevistas". É em "América" que encontramos a célebre frase lobatiana: " Um país se faz com homens e livros", abrindo o texto do Capítulo VI, quando ele narra a visita à Biblioteca do Congresso Nacional Americano. O livro mostra a América que Lobato conheceu quando por lá esteve e viveu na função de adido comercial brasileiro ( 1926 a 1931). Mr. Slang, uma personagem fictícia acompanha o autor em todas as visitas que ele faz no livro. Fiz a leitura nos dias 1 a 5 de janeiro. Depois comecei a leitura de "Mundo da Lua e Miscelânia" ( de 5 a 8 de janeiro). Livro leve e cheio de curiosidades literárias, alguns causos e muitos pensamentos filosóficos. Concordo plenamente com ele quando diz: "QUER SABOR DELICIOSO POSSUEM OS VELHOS LIVROS".
No dia 9 de janeiro, embora já tivesse mastigado 648 páginas sobre Lobato, ainda estava com fome de leitura ( aliás esta é insaciável). Agarrei o o tomo I da Barca de Gleyre e logo depois o tomo II, são livros maravilhosos, ouso afirmar que nestes dois tomos o homem Monteiro Lobato deixou sua alma desenhada aos seus leitores. Revela-nos as várias fases da sua vida ao longo de 40 anos das correspondências mantidas com o amigo Godofredo Rangel. Ninguém pode afirmar que conhece Monteiro Lobato se antes não se debruçar sobre estas correspondências. Em 20 de janeiro eu concluí o segundo tomo. Entretanto, dois dias antes, em 18, já havia iniciado a leitura de "Prefácios e Entrevistas" e devo terminar amanhã se tudo correr normalmente. Voltarei a escrever sobre minhas leituras.
Francisco Martins
22 de janeiro 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário