Conhece-se a boa árvore pelo seu porte e os seus frutos. A Antonio Gentil bem que pode ser aplicada essa máxima, pois quem o conhece sabe o quanto é forte a sua natureza em fazer o bem e os frutos que produz trazem até nós o sabor da solidariedade a uma vida melhor.
Muito mais do que empresário com sucesso local, nacional e internacional, ele faz parte da nossa história cultural e nela ficará por muitos e muitos anos, dada a sua contribuição como mecenas. Campo Grande, cidade localizada no médio oeste potiguar é o seu berço, a sua amada Pasárgada, e lá ele não é amigo do rei, mas é o próprio. Ninguém fez por Campo Grande o que esse nordestino, com alma talhada em miolo de aroeira já fez.
Podemos afirmar que a serra de João do Vale deu a ele a lição a importância do alicerce e a serenidade das alturas. Eis que se fez campeão, mas não esqueceu suas origens. Por isso, Campo Grande tem o Instituto Gentil, espaço de transformação social, onde proporcionalmente há a maior biblioteca do mundo, correspondendo um livro para cada habitante (9.300), além de ações culturais que têm impactado a vida de crianças e adultos.
Antonio Gentil é em Natal, na Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte, o patrono da galeria do Ex-Presidentes daquela casa. Ontem, à tarde, a galeria foi revitalizada. O seu nome permanece desde a criação em julho de 2016. Antonio Gentil, empresário que descansa carregando pedras, tem uma história singular.
Saiba que há outras galerias onde a sua imagem permanece e jamais será esquecida ou receberá a tonalidade sépia. Essa galeria fica nos corações das muitas crianças, algumas já adultas, que o Instituto Gentil, por sua ação, ajudou. Parabéns!
Francisco Martins, um admirador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário